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BLR

A BLR está focada no desenvolvimento de soluções aerodinâmicas de alta performance para a indústria da aviação, apoiando seu design superior com uma incomparável qualidade de fabricação.

O BLR Super King Air 200 / 300 Winglet System

Aumente o desempenho do seu King Air 200 ou 300 com o Super King Air Winglet System da BLR. Projetado e testado pelos engenheiros da BLR para melhorar a velocidade, performance, e manobrabilidade da sua aeronave.

O winglet projetado para o King Air 200 / 300 tem aproximadamente o mesmo tamanho e forma dos winglets desenhados pela Raytheon para o king Air 350.
O projeto da BLR adiciona ao winglet um pequeno aumento na envergadura da asa. A combinação dos dois componentes resulta na redução de arrasto e melhoria na manobrabilidade em baixas velocidades.
Desde os vôos de teste preliminares a BLR teve como objetivo alcançar uma redução de arrasto significativa, que pode ser traduzida ou pela economia de combustível, ou pelo ganho de velocidade de cruzeiro.
O King Air winglet também proporciona velocidades de decolagens e pousos mais baixas, podendo assim operar em pistas mais curtas e aumentando a flexibilidade operacional da sua aeronave.

·Vso mais baixas significam margens maiores de segurança na decolagem, ou menor Vr para operação em pistas curtas.
·Melhoria da estabilidade em altitude, reduzindo a tendência de Dutch roll e aumentando a eficiência de cruzeiro.
·Uma melhora significativa no desempenho de subida permite o acesso fácil e estável aos níveis do vôo RVSM

Como ele trabalha a seu favor:

Reduz os vórtices de ponta de asa

O BLR Winglet System para o seu Super King Air 200 consiste em uma pequena extensão da asa feita em alumínio, e o winglet feito em fibra de carbono, ambos integrados com luzes de reconhecimento e strobelights.

King Air

O BLR Winglet System aumenta a envergadura da asa em aproximadamente 1 metro (104,14 cm) fornecendo um ganho no alongamento da asa e uma redução sensível do arrasto induzido.

A instalação do BLR Winglet System poderá se feita em aproximadamente 60 horas/homem, e necessitará pintura em conformidade com o atual esquema de cores da aeronave.

Voe mais rápido e com menor consumo de combustível.

O BLR Winglet System aumenta o alongamento da asa reduzindo assim o arrasto induzido e permitindo que seu Super King Air 200 voe mais rápido, com menor consumo de combustível e com uma melhoria muito grande na manobrabilidade do equipamento em baixas velocidades e em altitude.

Aumentando a área de superfície da asa, o BLR Winglet System oferece uma manobrabilidade superior em baixas velocidades e em níveis superiores de vôo.

 Os vôos de teste mostraram que para o Super king Air 200 o BLR Winglet System proporciona:

– Aumento da razão de subida superior a 250 pés / minuto.
– Aumento da razão de subida monomotor (OEI) em 125 pés / minuto.
– Ganho de velocidade de cruzeiro de até 6 KTAS.

Economia de até 3,5% no consumo de combustível


Retorno do seu investimento em apenas 2 anos de operação! Veja abaixo

Retorno de Investimento [King Air 200]:

Winglet System  
Custos com frete e Importação  
Mão de Obra de instalação  
Pintura  
   
Custo total posto Quick – Goiânia – instalado e pintado US$ 81.600,00
Percentual do custo instalado recuperado pela valorização da aeronave – 65% [estimativas podem variar de 50 a 100%]
   
Custo efetivo US$ 28.560,00
 

“…na minha opinião, 100% do custo desta modificação pode ser adicionado ao preço de revenda médio publicado no Aircraft Bluebook – Price Digest.”

 

Carls Janssens, ASA. Aircraft Bluebook – Price Digest

 

Análise do retorno do investimento com base na economia de combustível:

 

Horas/ano 450
Litros/hora 397,5
Custo/litro [custo médio Brasil – fev/2008 US$ 2,23
Gasto com combustível por ano US$ 398.891,00
Expectativa de economia de combustível (3,5%) US$ 13.961,00
Período de retorno (custo efetivo de US$ 28.560) 2 anos