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Temos três opções de financiamento que poderemos lhe oferecer:

1) Consórcio Gaplan. http://www.gaplan.com.br/gaplan_consorcio.htm

Esta modalidade de financiamento foi desenvolvida com o Consórcio Nacional Gaplan [o maior consórcio de caminhões do Brasil] e é um produto exclusivo para clientes da Quick Aviação.
A mecânica é muito simples e baseia-se em cartas de crédito de caminhões, onde o crédito pode ser usado em qualquer bem móvel, ou seja, o crédito obtido poderá ser utilizado não somente para a troca dos motores, mas poderá ser dimensionado para fazer o upgrade juntamente com todas as outra eventuais necessidades da aeronave, como interior, upgrade de painel, pintura, financiar o programa de manutenção anual, ou até mesmo troca da aeronave.

· A taxa de administração é de 12% para todo o período do consórcio, ou seja, se estivermos falando em 36 meses (como a simulação abaixo) o custo total deste crédito será de 4% ao ano.
· O indexador é o caminhão, e não o dólar. Portanto caso haja uma desvalorização do dólar no período, o crédito será maior do que o esperado, e a recíproca também é verdadeira.
· Fora a taxa de administração, o único custo que existe é o de seguro de vida que não é obrigatório e é praticamente irrisório.
· O consórcio da Gaplan se diferencia dos demais, basicamente porque eles participam de todos os grupos como consorciados, e por conta disso conseguem garantir a contemplação do crédito num período que varia entre 1/3 e 1/2 do período do consórcio, dependendo de uma antecipação de 0 a 20%, em síntese, para um consórcio de 36 meses, a Gaplan garante a contemplação em 18 meses se não for feita antecipação nenhuma, e até 12 meses se for feita uma antecipação de até 20% do crédito
· Como o montante a ser contemplado é bastante elevado, é necessário que o mesmo seja obtido pela participação de mais de uma cota de consórcio.
· A garantia de cada cota deverá ser feita com bens alienáveis e móveis, ou seja, carros, caminhões, barcos, máquinas, e evidentemente a própria aeronave.
· Como não é possível uma alienação de segundo grau, a aeronave poderá garantir apenas uma das cotas, as outras deverão ser garantidas com um ou mais bens como os mencionados acima.

Simulação de financiamento em 36 meses com cotas de consórcio, para a instalação dos motores PTA-135A

Custo total do programa: US$ 715.000 Cambio utilizado nesta simulação = 1,9 R$/US$

· Vamos considerar um crédito no total do custo do programa de US$ 715.000 x 1,9 = R$ 1.358.500,00
· O reembolso de US$ 72.000 [R$ 136.800] poderá ser utilizado como antecipação ou para qualquer outro fim.
· Calculo da Parcela:

R$ 1.358.500,00 / 36 =

R$ 37.736,11

Taxa de administração 12% =

R$  4.528,33

Seguro de vida [não obrigatório, 0,56%]=

R$  236,68

Total 36 parcelas de=

R$ 42.501,13

Quantidade de cotas necessárias para a simulação do crédito acima:

· Uma cota de caminhão FH 400 6×4 SCV PLATAFOR = R$ 354.000,00
· Uma cota de caminhão FH 400 4×2 SCV =R$ 299.000,00

· Portanto, para o montante de R$ 1.358.500,00 precisaria de 3 cotas de R$ 354.000 + 1 cota de R$ 299.000

2) Financiamento Bancário Internacional pelo 1st Source Bank (aircraft division) http://www.1stsource.com/

· Trata-se da melhor opção que temos para necessidades imediatas do crédito.
· O custo é muito atraente e é de YEAR LIBOR + 2.49%
· O financiamento mínimo é de US$ 2.000.000 e a opção para nosso caso é fazer um “leasing back” de toda a aeronave.
· Em anexo estão três simulação para 3, 5 e 10 anos considerando o financiamento mínimo e a taxa acima.

3) Financiamento Bancário Nacional pelo BRADESCO